HISTÓRIA DO MICROFONE

Hoje um dos aparelhos mais usados em qualquer lugar que envolve um grande volume de pessoas é o microfone.

Este aparelho é capaz de converter ondas sonoras em sinais elétricos, e, hoje em dia, geralmente essa energia é enviada a um amplificador para que haja a amplificação do som com um menor esforço vocal.

O antecessor do microfone foi o megafone, que amplia a voz utilizando apenas o ar como meio de transmissão, e cuja origem remonta da Grécia antiga. Os primeiros experimentos registrados utilizando fios como meios de transmissão da voz remontam de 1665, registrados por Robert Hooke.

O primeiro microfone foi inventado por Emile Berliner em 4 de março de 1877, mas o primeiro microfone utilizável foi criado por Alexandre Graham Bell. Isso se deve ao fato que A Bell Telephone Company ficou impressionado com o que invento de Emile e comprou patentes Berliner do microfone por US $ 50.000.

Em 1878, o microfone de carbono foi inventado por David Edward Hughes, e mais tarde desenvolvido durante a década de 1920. Microfone Hughes foi o primeiro modelo para os microfones de carbono vários agora em uso.

O microfone de carbono single-button era extensamente usado no “telefone de castiçal” feito pela Western Electric, modelos 299 e 323, de 1915 para os anos vinte. Este tipo de microfone era satisfatório para a gama de voz limitada de telefones, mas o carbono produzia muito barulho para gravação de música.

O spring-mounted double-button carbon mic, foi projetado para impedir que os grânulos de carbono dentro do transmissor se movam e toque o diafragma durante operação. A Western Electric apresentou o primeiro modelo 373W entre 1920, depois os modelos, 387 melhorado, 389 o menor (usado em cima de um posto de castiçal como os 1441CJ), e o modelo 600A.

Os Western Electric 1A ou 1B usavam os mesmos transmissores de carbono usados nas versões spring-mounted. As versões spring-mounted eram extensamente usadas em radiodifusão nos anos 1921-1931.


O desenvolvimento do microfone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, sua invenção se tornou extremamente útil em guerras e combates de qualquer fim, para transmitir e receber mensagens. É muito provável que sem o microfone, também não haveria a popularização de bandas e conjuntos musicais.

Agora que você já conhece a história do microfone, não perca tempo e compre já o seu.

No tubmusic.com.br você encontra tudo o que precisa!

Mais uma dica do TUB Blog pra você, não perca as próximas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *